Depositar um romance, projeto

29/06/2017
Untitled Page

Romance e Projecto: pontos em comum?

O registo de um projecto deve ser detalhado, estruturado, arquitectado, e mostrar a sua pertinência, naturalmente para lá da respectiva originalidade, ao futuro leitor desse projecto cujo copyright se pretende proteger através de um depósito.

O romance permite ao leitor descobrir, por meio da escrita do redactor, uma história, fictícia mas original, para levá-lo a aprofundar o cenário entre o início e o fim.

O depósito do romance, para quem não depende ainda da SACD, por exemplo, permite registar e atribuir uma data certa ao seu direito de autor e proteger o seu copyright (antes da apresentação a uma editora, por exemplo).

Como tal, o projecto deverá ser redigido de forma extensa, a fim de desenvolver o cenário do projecto, o plano de ideia comercial ("Business Idea Plan"), organizado à volta de pontos-chaves (mercado, contexto, ideia de base, solução conferida pelo produto ou serviço, marketing e comunicação, produção e implementação, análise financeira), para que o depósito de copyright do seu projecto possa contribuir com a força do registo de direito de autor para o seu projecto, cuja visão e execução são claras.

Em suma: redija e organize o seu projecto para mostrar a sua originalidade – é este o momento em que cria o seu copyright. O depósito não será mais do que a prova do seu copyright criado durante a elaboração do projecto.