Depositar uma invenção

13/12/2017
Untitled Page

Depositar uma patente de invenção



O depósito de uma patente de invenção consiste num registo obrigatório no Gabinete Nacional de Propriedade Industrial do Benelux (ou OMPI no caso de um depósito internacional de patente de invenção), o qual permite obter um título de Propriedade Industrial, publicado no Boletim Oficial: a patente.

Antes de proceder ao depósito da patente de invenção, é extremamente importante não divulgar a ninguém a sua invenção, sob pena de nulidade da mesma.

               

Entre o início do projecto e o depósito final do pedido de patente (depósito de patente), em particular relativamente às fases de estudo, concepção e redacção das reivindicações de novidade, poderá decorrer algum tempo durante o qual não disporá de nenhuma prova ou meio de prova do seu copyright sobre esse projecto em curso que resultará numa patente de invenção.

Nessa etapa sensível para a protecção do seu projecto de patente através de um copyright, registe tudo o que lhe permitir estabelecer com certeza:
- a anterioridade do seu trabalho
- as próximas fases do projecto

O Copyright pode ajudá-lo a provar o seu direito sobre a sua futura patente. A confidencialidade e o segredo são imperativos. O Copyright não pode substituir um depósito de patente de invenção, que deve ser efectuado no Gabinete Nacional de Propriedade Industrial, nacional ou internacionalmente (extensão PCT).

A patente é particularmente estratégica. Não hesite em recorrer aos serviços de um advogado ou consultor de Propriedade Industrial.